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RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ONLINE

RAL e RLL Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer a entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL). Estas são as entidades autorizadas a efetuar a mediação, conciliação e arbitragem de litígio de consumo em Portugal que estejam inscritas na lista de entidades RAL prevista pela lei nº144/2015. Veja a lista abaixo ou diretamente no link www.ipai.pt. O consumidor pode também recorrer a Plataforma Europeia de Resolução de litígio em Linha, disponível em http://ec.europa.eu/consumers/odr.

 

CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo 

Tel.: 213 847 484

E-mail: [email protected]

 

CIMAAL - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve

Tel.: 289 823 135

E-mail: [email protected];  [email protected]

 

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra 

Tel.: 239 821 690/289

E-mail: [email protected]

 

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa 

Tel.: 218807030

Email: [email protected]; [email protected]

 

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto 

Tel.: 225 508 349 / 225 029 791

E-mail: [email protected]

 

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral 

Tel.: 253 422 410

E-mail: [email protected]

 

Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo) 

Tel.: 253 617 604

E-mail: [email protected]

 

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira 

Telefone: 291 215 070

E-mail: [email protected]

 

Para mais informações consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt